Na manhã desta quarta-feira, 2 de abril, na cidade de Iporã, foi palco da 2ª Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, inserida na campanha Abril Azul, o evento, que reuniu muitos participantes vestidos de azul e branco, teve início às 8h15, partindo do Semáforo em direção à Praça das Nações Unidas, em um trajeto marcado por alegria, união e solidariedade. Sob o tema “Te Amo, Te Apoio e Te Ajuda – Autismo, Inclusão a Cada Passo”, a caminhada reforçou a importância de acolher e incluir as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade, trazendo à tona a mensagem essencial: “Autismo – Conhecer, Compreender e Respeitar”.
A iniciativa com a participação ativa de colégios e associações da cidade, que se uniram à causa exibindo faixas em apoio ao Dia Mundial do Autista; A Polícia Civil, Polícia Militar e a Guarda Municipal também marcaram presença, garantindo a segurança e somando forças ao movimento; Diácono Sérgio, a 1ª Dama Vanessa, Vereadores, autoridades locais e membros da comunidade, também participaram demonstrando o engajamento coletivo em torno da campanha.
Durante o evento, os vereadores reforçaram a necessidade de ações concretas para garantir os direitos das pessoas com TEA e suas famílias, em seus discursos, destacaram a importância de projetos que promovam acessibilidade, atendimento especializado e educação inclusiva. A Sra. Patrícia Fernandes, presidente da Associação das Famílias e Amigos dos Autistas de Iporã (AFAAIP), roubou uma cena com um discurso emocionante que tocou o coração dos presentes, com a voz embargada, ela lembrou a luta diária das famílias: “As famílias dos autistas vivem todo dia o autismo. Não é só em abril, mas a cada amanhecer. Vocês, que estão aqui, são a força que nos movem. Juntos, estamos dando passos reais rumo à inclusão”. Ela ainda aproveitou para cobrar agilidade na aprovação de projetos voltados ao tema, que tramitam na Câmara Municipal, reforçando a urgência de medidas de práticas.
A caminhada, além de sensibilizar a população, trouxe à tona a relevância do Abril Azul, campanha que busca desmistificar o autismo e combater o preconceito, alinhada ao lema “Autismo – Conhecer, Compreender e Respeitar”. Estima-se que, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas convivem com o TEA, uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e pode se manifestar em diferentes graus. Em Iporã, o evento simbolizou um marco na luta por uma sociedade mais acolhedora, com a promessa de que a inclusão não fique apenas no discurso, mas se transforme em ações concretas para o bem-estar dos autistas e suas famílias.
A 2ª Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo deixou um recado claro: em Iporã, o amor, o apoio e a ajuda estão ganhando forma, passo a passo, rumo a um futuro mais inclusivo, com a participação de colégios, associações, forças de segurança, autoridades e toda a comunidade unida por essa causa tão especial.
Faça parte do nosso grupo do WhatsApp e fique bem informado ![]()
AbdallahNews