O seu Portal Digital - Informação com Credibilidade !!!

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025
Ano Novo, Novas Escolhas: Celebrando com Respeito e Consciência

Sociedade

Ano Novo, Novas Escolhas: Celebrando com Respeito e Consciência

.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Às vésperas do novo ano, a nossa tradição de celebrar com fogos de artifício entra novamente em cena, mas será que realmente paramos para refletir sobre os impactos desse costume? Em meio à euforia das comemorações, será que estamos nos lembrando de todos ao nosso redor? Pessoas em hospitais, idosos, doentes, crianças com autismo, além dos animais, vivem de maneira bem diferente essa noite de festa. E, sem querer, muitos se veem afetados pela explosão de sons e luzes que, para muitos, são um símbolo de celebração, mas para outros, um pesadelo.

A cada réveillon, é comum ouvir de vizinhos a justificativa de que "se quer silêncio, vá para o meio do mato". Mas será que precisamos escolher entre respeito e diversão? Não podemos celebrar de maneira que todos se sintam incluídos? Vivemos em comunidade, e isso exige responsabilidade. Somos realmente conscientes dos efeitos do barulho nos outros, e principalmente, em quem mais precisa de cuidado e atenção?

Para as famílias que têm filhos com autismo, por exemplo, os fogos podem ser um motivo de angústia e medo. Por isso, o simples ato de conversar sobre as festividades, estabelecer uma rotina previsível e criar um ambiente acolhedor — como o uso de fones de ouvido — pode fazer toda a diferença. Isso nos leva a uma pergunta importante: como podemos tornar essa celebração mais inclusiva e respeitosa?

Além disso, é fundamental refletir sobre o impacto ambiental dessa tradição. A poluição sonora causada pelos fogos de artifício não afeta apenas a saúde mental de pessoas sensíveis, mas também a dos animais, que não conseguem compreender o motivo do barulho. E, por falar em saúde, quem está em tratamento ou repouso também sente as consequências dessa celebração de forma negativa.

Este ano, que tal repensar nossos costumes? Ao celebrarmos a chegada de 2025, podemos escolher formas de festejar que respeitem os limites e as necessidades de todos. Que tal um 31 de dezembro sem fogos, mas repleto de gestos conscientes, de compreensão e empatia pelo próximo?

Que 2025 seja um ano em que a verdadeira celebração seja a paz, a luz e a saúde de todos. Que a nossa reflexão de hoje se transforme em ações que, no futuro, farão do próximo réveillon um momento de união e respeito. Vamos fazer de 2025 o ano das escolhas mais cuidadosas, das tradições mais inclusivas e do impacto positivo que podemos deixar para todos ao nosso redor.

Que as sementes que plantamos este ano floresçam com amor e solidariedade, criando um ambiente melhor para todos.

 

 

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp e fique bem informado 

FONTE/CRÉDITOS: Léo Miranda
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ilustrativa
Comentários: