O seu Portal Digital - Informação com Credibilidade !!!

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025
Polícia Penal do Paraná realiza ações especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Policial

Polícia Penal do Paraná realiza ações especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

.

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) iniciou uma série de ações voltadas às mulheres, com atividades que começaram no dia 6 de março e se estenderão por todo o mês. O objetivo é valorizar as mulheres que atuam no sistema penal e promover reflexões sobre igualdade de gênero.

Na sexta-feira (7), a sede administrativa da PPPR, em Curitiba, realizou um evento para servidoras da sede, Corregedoria e Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), com palestra sobre assédio sexual, coffee break e discursos de lideranças femininas, como a diretora-geral Ananda Chalegre, que destacou a importância da representatividade feminina na instituição. “Ser mulher e estar à frente da PPPR é uma honra e um desafio, comprovando que as mulheres podem estar onde quiserem”, afirmou. Marilu Kátia da Costa, diretora do Centro de Integração Social, também enfatizou a liderança feminina, destacando que “a verdadeira liderança se conquista por trabalho, conhecimento e comprometimento”.

As regionais administrativas da PPPR também promoveram ações. Em Francisco Beltrão, no dia 6, o Setor de Operações Especiais participou de um evento do Conselho de Segurança (Conseg) para destacar a representatividade feminina na Segurança Pública. No mesmo dia, a Cadeia Pública de Castro ofereceu café da manhã às Monitoras de Ressocialização Prisional, em parceria com a Universal Nos Presídios (UNP). Kelly Cristina Borghesan, presidente do Conseg de Francisco Beltrão, reforçou a importância da igualdade de oportunidades: “Mulheres têm a capacidade de chegar onde quiserem, com os mesmos direitos e salários que os homens”.

No dia 7, o Complexo Social de Francisco Beltrão realizou o ‘Projeto Salão de Beleza’, atendendo cerca de 50 mulheres privadas de liberdade e parentes de detentos, com serviços de beleza e oficinas, recebendo elogios da Defensoria Pública. Em Ponta Grossa, uma palestra sobre saúde bucal foi oferecida às custodiadas da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, com doação de escovas de dente. Em Cascavel, servidoras foram homenageadas com flores, lembranças e café da manhã. No dia 8, a Casa de Custódia de Arapongas realizou um café da manhã com participação de autoridades locais, reforçando a valorização feminina.

Nesta segunda-feira (10), policiais penais de Maringá participaram de uma aula de defesa pessoal, promovida pela Secretaria de Segurança Municipal, com a cabo da PM Daniela Arouca. Em Foz do Iguaçu, a delegada Giovanna Antonucci ministrou palestra sobre violência de gênero. No Complexo Médico Penal, em Pinhais, houve um evento com música, palestra motivacional, café da manhã e serviços de beleza para mais de 40 mulheres. Em Goioerê, a Cadeia Pública promoveu um dia de beleza para 84 custodiadas e 8 servidoras, além de arrecadar doações para o projeto ‘Liberdade em Fios’, que confecciona próteses capilares para mulheres com câncer.

Outras ações estão previstas, como a ‘Tarde das Mulheres’ em Francisco Beltrão no dia 11, com roda de conversa e palestra sobre violência de gênero no trabalho, e uma palestra sobre assédio sexual em Cascavel no dia 13, aberta a todos os servidores. Em Ponta Grossa, haverá atividades de autoestima para custodiadas no dia 17 e um coffee break com maquiagem para servidoras no dia 21.

As iniciativas refletem o compromisso da Polícia Penal do Paraná, com a promoção da igualdade, o respeito e o reconhecimento do papel das mulheres no sistema penal e na sociedade.

Faça parte do nosso grupo do WhatsApp e fique bem informado 

FONTE/CRÉDITOS: Polícia Penal do Paraná
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Polícia Penal do Paraná
Comentários: