A Feira Empreendedora dos cursos técnicos no Colégio Estadual de Iporã, realizada desde 2006, se consolidou como o ponto alto do ciclo de aprendizado dos estudantes, a iniciativa nasceu quando um professor levou a proposta para sua turma de Administração, experiência que foi tão positiva que a escola decidiu replicá-la anualmente com todos os cursos técnicos. Nesta segunda-feira, dia 29, das 8h às 16h, os estandes de apresentação dos alunos estavam abertos ao público, permitindo que visitantes conheçam de perto os trabalhos desenvolvidos.
A feira tem como objetivos principais mostrar aos alunos do 9º ano o que se aprende nos cursos técnicos e também apresentar ao comércio local as habilidades desenvolvidas pelos estudantes, dessa forma, além de inspirar os mais jovens a seguirem nos estudos, o evento abre espaço para que empresários conheçam futuros talentos e considerem a inserção desses jovens no mercado de trabalho.
Os projetos expostos vão desde a criação de produtos e serviços, identidade visual, desenvolvimento de sistemas e sites, até soluções criativas para demandas reais do mercado, essa prática demonstra a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula e de desenvolver competências empreendedoras, como gestão de recursos, inovação e trabalho em equipe.
Um destaque da edição foi a presença do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que orientou os estudantes sobre as oportunidades oferecidas pelos programas de Jovem Aprendiz e Estágio Remunerado, a participação do CIEE também teve como propósito sensibilizar os empresários locais para a importância de contratar estagiários, desmistificando a ideia de que o processo é burocrático.
Apesar de ainda existirem dificuldades na contratação de jovens por parte do comércio, iniciativas como essa feira contribuem para aproximar escola, estudantes e setor produtivo, criando pontes que podem transformar o futuro profissional dos participantes.
Comentários: